Editado 2 meses atrás por ExtremeHow Equipe Editorial
BackupRestaurarBanco de DadosJanelasMongoDBGestão de DadosRecuperação de DesastresManutençãoOperaçõesArmazenamento
Tradução atualizada 2 meses atrás
O MongoDB é um dos bancos de dados NoSQL mais populares usados atualmente. Ele oferece alto desempenho, alta disponibilidade e fácil escalabilidade. Ao trabalhar com bancos de dados, é importante garantir que os dados estejam seguros e possam ser recuperados em caso de circunstâncias imprevistas. Este guia explicará especificamente como fazer backup e restaurar um banco de dados MongoDB no sistema operacional Windows. Esse processo pode parecer assustador se você não estiver familiarizado com ele, mas com o guia passo a passo detalhado, até mesmo um iniciante pode dominá-lo.
Fazer backup de dados é importante para proteger suas informações contra perdas acidentais. No MongoDB, os backups são alcançados fazendo uma cópia dos dados em um ponto específico no tempo. A restauração envolve colocar os dados da cópia de backup de volta no banco de dados. O MongoDB oferece ferramentas como mongodump
e mongorestore
para facilitar essas tarefas.
O MongoDB fornece utilitários de linha de comando que são empacotados com o servidor MongoDB que auxiliam nas tarefas de backup e restauração. Essas ferramentas são:
mongodump
: Esta é uma ferramenta de linha de comando que cria uma exportação binária (bson) do conteúdo de um banco de dados. É usado para criar backups.mongorestore
: Esta ferramenta é usada para restaurar o banco de dados a partir do backup criado pelo mongodump
. Ela importa os dados exportados de volta para o MongoDB.Antes de fazer backup e restaurar dados, certifique-se de ter o MongoDB instalado na sua máquina Windows. Você pode baixar o instalador do site oficial do MongoDB. Siga as instruções de instalação para configurar o MongoDB. Mais importante ainda, certifique-se de que o servidor do MongoDB (`mongod`) esteja em execução.
Para fazer backup de um banco de dados MongoDB no Windows usando mongodump
, siga estas etapas:
Pressione Win + R, digite cmd
e pressione Enter para abrir o Prompt de Comando. Navegue até o diretório bin do MongoDB onde a ferramenta mongodump
está localizada. Geralmente, ele é encontrado no diretório onde o MongoDB foi instalado (\Program Files\MongoDB\Server\\bin).
Execute o comando mongodump
para iniciar o processo de backup. O comando utiliza várias opções:
mongodump --uri="mongodb://localhost:27017" --db=meubanco --out="C:\backups"
--uri
especifica a instância do MongoDB a ser conectada. Ajuste o nome do host ou endereço IP conforme necessário.--db
especifica o nome do banco de dados a ser copiado. Você pode omiti-lo para fazer backup de todos os bancos de dados.--out
especifica o diretório para salvar o backup. O diretório deve existir em seu sistema.Após a execução bem-sucedida, você encontrará uma pasta com o nome do banco de dados dentro do diretório especificado. Ela contém subdiretórios contendo arquivos BSON representando as coleções no banco de dados.
Para restaurar um banco de dados MongoDB a partir de um backup, use a ferramenta mongorestore
da seguinte forma:
Como antes, abra um prompt de comando e navegue até o diretório bin do MongoDB.
Execute o comando mongorestore
para importar os dados de volta para sua instância do MongoDB:
mongorestore --uri="mongodb://localhost:27017" --db=meubanco "C:\backups\meubanco"
--uri
especifica a instância do MongoDB a ser conectada.--db
especifica o banco de dados de destino para restaurar os dados. Este banco pode ser novo ou já existente."C:\backups\meubanco"
) deve apontar para a pasta de dados exportados.Se você cometer um erro ou quiser renomear o banco de dados, use a opção --drop
, que excluirá quaisquer dados existentes no banco de dados de destino antes de restaurar.
As ferramentas mongodump
e mongorestore
do MongoDB oferecem opções avançadas para melhorar os processos de backup e restauração:
--username <username>
: Autenticar como este usuário.--password <password>
: Use esta senha para autenticação.--authenticationDatabase <database>
: Especifica o banco de dados de autenticação se diferente do banco de dados de destino.--gzip
: Compacta os arquivos de saída usando gzip.--archive=<filename>
: Direciona a saída para um único arquivo. Útil para criar arquivos portáteis e compactados.--oplog
: Cria um backup do oplog. Necessário para implantações fragmentadas e de conjunto de réplicas para recuperação em um ponto no tempo.--drop
: Remove dados existentes no banco de dados de destino antes de restaurar a partir do dump.--dir
: Especifica o caminho do diretório de entrada para os dados bson.--nsInclude <namespace_name>
: Restaura apenas as coleções que correspondem ao padrão fornecido.--maintainInsertionOrder
: Mantém os documentos na mesma ordem do dump. Isso garante consistência, mas pode ser lento.É muito importante fazer backup regularmente do seu banco de dados. Felizmente, o Agendador de Tarefas do Windows permite automatizar esse processo. As etapas abaixo explicam como configurar tarefas agendadas para backup:
Abra o Agendador de Tarefas procurando por "agendador de tarefas" na barra de pesquisa do Windows e selecionando-o nos resultados.
Crie um script do batch (.bat
) com os comandos que você deseja agendar (por exemplo, mongodump --uri="mongodb://localhost:27017" --out="C:\backups"
) e salve-o em um local acessível.
Tarefas cron podem servir como uma alternativa de reserva para sistemas onde agendadores de tarefas são instáveis. Este recurso funciona dentro de um ecossistema baseado em contêineres ou máquinas virtuais executando o Windows de forma estável o suficiente.
Algumas melhores práticas guiarão suas operações de backup e restauração:
Diversos provedores de serviços em nuvem oferecem soluções robustas para fazer backup do MongoDB. Serviços como MongoDB Atlas, AWS, Azure ou Google Cloud Platform oferecem serviços de banco de dados baseados na nuvem com mecanismos de backup e restauração integrados que simplificam ainda mais o processo e fornecem retenção de dados mais confiável e segura.
Compreendendo e utilizando os recursos de backup e restauração do MongoDB, você pode garantir que seus dados permaneçam seguros e recuperáveis. Este guia forneceu uma abordagem abrangente e simples para realizar essas tarefas no Windows, garantindo que seus dados MongoDB sejam copiados de forma eficiente e restaurados corretamente quando necessário.
Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode