Editado 2 meses atrás por ExtremeHow Equipe Editorial
Solução de problemasXAMPPApacheJanelasMacLinuxServidorLocalhostCorreção de erroDesenvolvimento
Tradução atualizada 2 meses atrás
O XAMPP é um pacote de software popular usado por desenvolvedores ao redor do mundo para criar um ambiente de servidor web local. Ele inclui o Apache como seu componente de servidor web. O Apache é um software de servidor web de código aberto e é um componente chave do pacote XAMPP. No entanto, às vezes, os usuários enfrentam problemas quando o Apache se recusa a iniciar. Este guia fornecerá todas as informações que você precisa saber sobre como corrigir o Apache no XAMPP quando ele não inicia, e discutiremos em profundidade as razões pelas quais esses problemas ocorrem e como resolvê-los.
Antes de entrar nos problemas e suas soluções, vamos primeiro entender o que são o XAMPP e o Apache. O XAMPP é um pacote de distribuição de software que inclui Apache, MySQL ou MariaDB, PHP e Perl. É usado para configurar um ambiente de servidor local no seu computador pessoal para fins de teste e desenvolvimento sem se conectar a um servidor real na Internet.
O Apache é o componente do servidor HTTP do XAMPP. Quando você instala o XAMPP, você efetivamente está instalando o Apache, que lida com solicitações HTTP e serve páginas da web. Sendo de código aberto e gratuito, ele é amplamente usado e confiável por desenvolvedores web.
Agora, vamos examinar as razões comuns pelas quais o Apache não inicia no XAMPP e como você pode solucionar esses problemas.
A razão mais comum para o Apache não iniciar é um conflito de porta. Por padrão, o Apache é configurado para escutar na porta 80 para solicitações HTTP e na porta 443 para solicitações HTTPS. Se outro aplicativo estiver usando as portas 80 ou 443, isso impedirá o Apache de iniciar.
Para verificar qual aplicativo está usando a porta 80 ou 443, você pode executar o seguinte comando no prompt de comando:
netstat -ano | findstr :80
netstat -ano | findstr :80
Isso dará a você a lista de aplicativos que atualmente estão usando a porta 80. Você pode procurar pelo PID (Identificador de Processo) do aplicativo que está usando essa porta.
Para parar o serviço que está usando a porta, você pode usar o Gerenciador de Tarefas. Abra o Gerenciador de Tarefas, vá para a aba 'Processos', encontre o aplicativo usando o PID encontrado anteriormente e finalize a tarefa.
Aplicativos comuns que usam essas portas incluem Skype, IIS (Internet Information Services) ou outros softwares de servidor. Configurar esses aplicativos para usar portas diferentes ou desativá-los pode resolver o problema.
Se parar os serviços não for uma opção, você pode configurar o Apache para escutar em uma porta diferente. Veja como:
Listen 80
e altere para outra porta, como Listen 8080
.Listen 443
e altere para Listen 4433
ou qualquer porta não utilizada de sua escolha.Quando você iniciar o Apache, certifique-se de acessar usando a nova porta, por exemplo, http://localhost:8080
.
Outra razão pela qual o Apache não inicia são erros de sintaxe em seus arquivos de configuração. Esses arquivos são necessários para especificar como o Apache deve funcionar. Se houver erros nesses arquivos, o Apache não iniciará.
Para verificar erros:
apache -t
.Isso testará seus arquivos de configuração e mostrará qualquer erro de sintaxe presente. Corrija os erros relatados e tente reiniciar o Apache.
O Windows tem uma funcionalidade chamada Controle de Conta de Usuário (UAC) que às vezes pode causar interferência no XAMPP ao tentar iniciar o Apache. A maneira de evitar isso é executar o painel de controle do XAMPP como administrador.
Para fazer isso, encontre o ícone do Painel de Controle do XAMPP na sua área de trabalho ou no diretório de instalação, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione ‘Executar como administrador’. Se o UAC foi a causa do problema, isso pode resolver a questão.
Assim como o UAC, às vezes o Apache requer privilégios administrativos para acessar certas portas ou funcionalidades. Assim, executar o XAMPP com privilégios de administrador geralmente resolve esse problema. Use o mesmo método acima para fazer isso.
Se nenhuma das soluções mencionadas acima funcionar, seu próximo passo deve ser verificar o log de erros do Apache. O log de erros fornecerá mensagens de erro específicas que podem dar pistas sobre por que o Apache não está iniciando.
Para acessar o log de erros:
apache/logs
no seu diretório inicial do XAMPP.error.log
usando qualquer editor de texto.Veja as entradas do log de erros para qualquer pista que possa ajudá-lo a identificar o que está causando o Apache não iniciar. Mensagens de erro detalhadas sugerirão ações corretivas específicas que você pode tomar.
Se os logs de erro indicarem arquivos corrompidos, ou se você não puder encontrar a causa do problema, você pode precisar reinstalar o XAMPP ou o componente Apache. Antes de fazer isso, certifique-se de fazer backup dos seus arquivos do site e do banco de dados.
Desinstale o XAMPP usando o desinstalador fornecido na pasta do XAMPP e, em seguida, baixe a versão mais recente novamente no site do Apache Friends. Reinstale o XAMPP e restaure seu backup, depois tente iniciar o Apache novamente.
Firewalls ou programas antivírus podem impedir o Apache de iniciar. Você pode tentar desativá-los temporariamente para ver se isso resolve o problema. Além disso, certifique-se de que o Apache é permitido pelo Firewall do Windows:
Se você tem configurações personalizadas ou módulos adicionais instalados que não estão configurados corretamente, eles podem impedir o Apache de iniciar. Revise qualquer configuração personalizada e certifique-se de que quaisquer módulos ou pacotes de software adicionais estejam configurados corretamente e sejam compatíveis com sua versão do Apache.
Solução de problemas com o Apache não inicializando no XAMPP pode ser simples se você focar em testar metodicamente e isolar problemas específicos conforme descrito. A principal coisa é focar nos prováveis candidatos: conflitos de porta, erros de sintaxe no arquivo de configuração e bloqueio de permissões. Se você seguir os passos delineados, deverá conseguir resolver a maioria dos problemas comuns que impedem o Apache de iniciar em seu ambiente local do XAMPP. Se continuar a ter problemas, consulte fóruns e comunidades de suporte, pois as comunidades de desenvolvimento web são muitas vezes ativas e prestativas.
Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode