O Spotify é uma ótima plataforma para streaming de música, onde você pode desfrutar de milhões de faixas de seus artistas favoritos. No entanto, às vezes você pode querer ouvir faixas que não estão disponíveis no Spotify, mas estão disponíveis em seu dispositivo local. Felizmente, o Spotify oferece um recurso que permite importar arquivos e playlists locais para o aplicativo. Este tutorial irá guiá-lo através das etapas necessárias para importar seus arquivos de música locais para o Spotify no Windows, Mac e Linux.
Importando arquivos locais para o Spotify no Windows
Para importar arquivos de música locais para o Spotify em um computador Windows, siga estas etapas:
Verifique as configurações do Spotify: Primeiro, certifique-se de que o Spotify pode acessar o local onde seus arquivos de música locais estão salvos. Abra o aplicativo Spotify e clique na seta para baixo ao lado da sua foto de perfil. No menu suspenso, selecione Configurações.
Ative arquivos locais: No menu Configurações, role para baixo até ver uma seção chamada Arquivos Locais. Ative o interruptor, para que os arquivos locais apareçam em sua biblioteca.
Adicionar Fonte: Depois de ativar a opção de Arquivo Local, você verá um botão Adicionar Fonte. Clique neste botão para abrir uma janela do Explorador de Arquivos, onde você pode navegar até a pasta que contém seus arquivos de música locais.
Selecione sua pasta de músicas: Vá para a pasta onde seus arquivos de música estão armazenados. Depois de localizar sua pasta de música, selecione-a clicando nela e então clique no botão OK ou Selecionar Pasta.
Ver arquivos locais: Agora que você adicionou seus arquivos de música ao Spotify, você pode encontrá-los indo para a seção Sua Biblioteca na barra lateral esquerda e clicando em Arquivos Locais. Aqui, você verá todos os arquivos que acabou de adicionar.
Crie uma playlist: Para organizar melhor sua música, considere criar uma playlist. Dentro do aplicativo Spotify, vá para sua Biblioteca e clique em Criar Playlist. Dê um nome apropriado à sua playlist e arraste seus arquivos locais para ela.
Importando arquivos locais para o Spotify no Mac
Se você usa um Mac, o processo para importar arquivos locais para o Spotify é semelhante. Siga estas etapas:
Abra as Preferências do Spotify: Abra o aplicativo Spotify no seu Mac. Clique em Spotify no canto superior esquerdo, próximo ao ícone da Apple. No menu suspenso, selecione Preferências.
Exibir arquivos locais: Role para baixo na janela de preferências até ver a seção Arquivos Locais. Você encontrará a opção para Exibir arquivos locais, ative esta opção.
Adicionar fontes de música: Especifique as pastas que contêm seus arquivos de música usando o botão Adicionar Fonte na seção Arquivos Locais. Clique no botão para abrir uma janela do Finder.
Selecione a pasta: Na janela do Finder, navegue até o diretório onde seus arquivos de música estão localizados. Selecione a pasta clicando nela e clique em Abrir para adicioná-la ao Spotify.
Acesse sua música: Seus arquivos importados aparecerão em Arquivos Locais na sua Biblioteca. Para encontrá-los, clique em Sua Biblioteca na barra lateral do Spotify e escolha Arquivos Locais.
Crie uma playlist: Organize suas faixas locais criando uma nova playlist. Volte para sua Biblioteca, clique em Criar Playlist e depois nomeie sua playlist. Arraste músicas de seus arquivos locais para a nova playlist para mantê-las organizadas.
Importando arquivos locais para o Spotify no Linux
Os usuários de Linux também podem importar seus arquivos locais para o Spotify, mas o processo é um pouco diferente e requer o uso do cliente desktop do Spotify. Veja como fazer:
Instale o cliente Spotify: Primeiro, certifique-se de ter o cliente desktop do Spotify instalado no seu sistema Linux. Você pode instalá-lo usando o gerenciador de pacotes da sua distribuição Linux, por exemplo, usando apt para Ubuntu:
sudo apt install spotify-client
Abra o Spotify: Inicie o aplicativo Spotify após a instalação.
Ative arquivos locais: Como em outras plataformas, o Spotify no Linux permite gerenciar arquivos locais através das Configurações. Clique no ícone do seu perfil e selecione Configurações.
Encontre a seção Arquivos Locais: No menu Configurações, encontre a seção Arquivos Locais.
Adicionar Fonte: Clique no botão Adicionar Fonte e selecione a pasta onde sua música local está armazenada.
Escolha o seu diretório de música: Um diálogo de arquivo será aberto, permitindo que você navegue até a pasta de música que deseja. Assim que encontrá-la, selecione a pasta e adicione-a ao Spotify.
Acessar e organizar arquivos: Você pode acessar seus arquivos locais através da opção Arquivos Locais em sua Biblioteca na barra lateral. Se quiser organizá-los, crie uma nova playlist e arraste músicas de seus arquivos locais para adicioná-las à playlist.
Considerações gerais ao importar arquivos locais
Embora importar arquivos locais para o Spotify seja geralmente simples, há algumas considerações e possíveis problemas que você precisará resolver:
Compatibilidade de arquivos: O Spotify suporta vários formatos de arquivo, como .mp3, .m4p e .mp4 com certos requisitos. Certifique-se de que seus arquivos locais sejam compatíveis, convertendo-os para um formato suportado, se necessário.
Localização dos arquivos: Sempre certifique-se de que os arquivos estejam armazenados em locais acessíveis e não em diretórios do sistema que possam exigir permissões administrativas.
Limites de playlists: Lembre-se de que há um limite para o número de músicas e playlists que você pode criar no Spotify. Tente organizar e classificar suas playlists de forma eficaz.
Configurações de privacidade: Seus arquivos importados são pessoais e não serão compartilhados com outros usuários ou em playlists públicas, a menos que sejam explicitamente tornados públicos.
Conclusão
Importar arquivos locais para o Spotify oferece uma ótima maneira de gerenciar sua coleção de música inteira a partir de um local conveniente, combinando streaming e reprodução local em uma única plataforma. Seguindo os passos descritos acima, você pode facilmente aproveitar todas as suas faixas favoritas, estejam elas disponíveis online ou armazenadas localmente em seu dispositivo. O processo é geralmente o mesmo, com pequenas variações entre Windows, Mac e Linux. Esperamos que este guia ajude a melhorar sua experiência no Spotify, aproveitando ao máximo sua própria biblioteca de música.
Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode
Comentários
Como importar arquivos locais para o Spotify no Windows, Mac e Linux