Tudo

Como aumentar o tamanho de um disco virtual no VirtualBox

Editado 6 meses atrás por ExtremeHow Equipe Editorial

VirtualBoxTamanho do DiscoDisco VirtualAumentarRedimensionarArmazenamentoVMMáquina Virtual

Como aumentar o tamanho de um disco virtual no VirtualBox

Tradução atualizada 6 meses atrás

O VirtualBox é um produto de virtualização poderoso para x86 e AMD64/Intel64 para uso empresarial e doméstico. O VirtualBox não é apenas um produto extremamente rico em recursos e de alto desempenho para clientes corporativos, mas também é a única solução comercial disponível como software de código aberto nos termos da Licença Pública Geral GNU (GPL) versão 2.

Uma das tarefas comuns que você pode precisar realizar após criar uma máquina virtual é aumentar o tamanho de seu disco virtual. Isso é útil se você achar que precisará de mais espaço do que inicialmente alocou ou se subestimou os requisitos iniciais de espaço em disco. Esta descrição detalhada o guiará pelas etapas necessárias para aumentar efetivamente o tamanho do disco virtual usando o VirtualBox.

Entendendo os tipos de disco

Antes de mergulharmos no processo, é importante entender com que tipo de arquivos de disco você está lidando. O VirtualBox utiliza principalmente o formato VDI (VirtualBox Disk Image), mas também suporta VMDK (Virtual Machine Disk), VHD (Virtual Hard Disk) e vários outros formatos de disco virtual. Embora o processo possa ser ligeiramente diferente para cada um, a maioria deste guia se concentrará no formato VDI devido à sua compatibilidade nativa e uso comum dentro do VirtualBox.

Passo 1: Prepare sua máquina virtual

Antes de fazer quaisquer alterações no seu disco virtual, certifique-se de que a máquina virtual que você deseja modificar esteja desligada. Realizar operações de disco em uma máquina virtual em execução pode corromper ou perder dados. Você pode desligar sua máquina indo até o Gerenciador do VirtualBox, clicando com o botão direito na máquina virtual desejada e selecionando 'Desligar' → 'Desligar energia'. Após garantir que a máquina virtual está desligada, você está pronto para os próximos passos.

Passo 2: Faça backup do disco virtual existente

Criar um backup do seu disco virtual existente é uma importante medida de segurança. Isso garante que, se algo der errado durante o processo de redimensionamento do disco, você ainda terá acesso ao estado original da sua máquina virtual. Para criar um backup, simplesmente navegue até a pasta onde seus discos virtuais estão armazenados e faça uma cópia do arquivo de disco que você planeja modificar. É tão simples quanto copiar e colar o arquivo em um local seguro.

Passo 3: Aumente o tamanho do disco virtual

Agora, é hora de aumentar o tamanho do disco virtual. Isso pode ser feito usando uma ferramenta de linha de comando chamada VBoxManage fornecida pelo VirtualBox. Aqui está a sintaxe para usar o VBoxManage para redimensionar o disco virtual:

VBoxManage modifyhd "caminho/para/seu/disco.vdi" --newSize_resize em megabytes

Vamos entender este comando:

Exemplo: Se o caminho do seu disco é “/Users/exemplo/VirtualBox VMs/MyVM/MyDisk.vdi” e você quer aumentar seu tamanho para 25GB, o comando seria assim:

VBoxManage modifyhd "/Users/exemplo/VirtualBox VMs/MyVM/MyDisk.vdi" --resize 25600

Este comando instrui o VBoxManage a aumentar o tamanho de "MyDisk.vdi" para 25600 MB (25 GB). Certifique-se de parar quaisquer processos ou aplicativos desnecessários no seu host que possam interferir neste processo.

Passo 4: Ajuste a partição com GParted

Após o tamanho do disco ter sido aumentado, o próximo passo é ajustar as partições para usar este novo espaço. Infelizmente, simplesmente aumentar o tamanho do disco virtual não aumenta automaticamente a partição principal do seu sistema operacional convidado. Portanto, você precisará usar uma ferramenta de particionamento. Uma das ferramentas mais populares para isso é o GParted, um editor de partição gratuito. Você pode baixar o GParted Live CD, que é uma imagem inicializável que você pode anexar à sua máquina virtual. Veja como fazer isso:

  1. Baixe a imagem ISO do GParted Live CD em GParted.org.
  2. No VirtualBox, abra as configurações da máquina virtual que você deseja modificar e vá para a aba "Armazenamento".
  3. Adicione uma nova unidade óptica se nenhuma estiver presente e anexe o ISO do GParted Live CD a esta unidade.
  4. Inicie sua máquina virtual e inicialize a partir do CD ao vivo do GParted.

Após a interface do GParted carregar, você deve ver seus discos e partições. Aqui, você precisará redimensionar a partição:

  1. Clique com o botão direito na partição principal e selecione "Redimensionar/Mover".
  2. Ajuste o controle deslizante para estender a partição para usar o espaço não usado ou insira manualmente o novo tamanho.
  3. Certifique-se de aplicar as alterações apenas na partição existente sem alterar nenhuma outra configuração para evitar perda de dados.
  4. Aplique as alterações e aguarde a operação ser concluída.
  5. Depois de concluído, saia do GParted e desligue a máquina virtual.

Depois que a partição for redimensionada com sucesso, você pode destacar o GParted Live CD das configurações de armazenamento da máquina virtual e inicializar seu sistema operacional normalmente. Verifique se a extensão da partição foi bem-sucedida verificando o espaço disponível em disco.

Passo 5: Expandindo o sistema de arquivos

Alguns sistemas operacionais, como algumas versões do Linux, podem exigir que você estenda o sistema de arquivos para aproveitar o espaço disponível recém-adicionado à partição. Aqui está um guia geral sobre como estender o sistema de arquivos para sistemas operacionais Linux e Windows:

Para Linux:

Depois que a partição for expandida, pode ser necessário estender o sistema de arquivos. Geralmente, você pode fazer isso com o seguinte comando para o sistema de arquivos ext4:

sudo resize2fs /dev/sdXN

Substitua "/dev/sdXN" pelo rótulo apropriado do disco e da partição.

Para Windows:

No Windows, você pode estender uma partição diretamente no sistema sem ferramentas adicionais de linha de comando:

  1. Clique no botão Iniciar, digite "gerenciamento de disco" e pressione Enter.
  2. Clique com o botão direito na partição que deseja estender e selecione "Estender Volume".
  3. Siga as instruções na tela para completar o processo.

Essa ação agora permitirá que seu sistema operacional use o espaço adicional adicionado ao disco virtual.

Conclusão

Aumentar o tamanho de um disco virtual no VirtualBox é uma capacidade benéfica que proporciona flexibilidade na gestão eficaz do espaço em disco à medida que seu ambiente virtual cresce. Embora o processo possa parecer complicado com várias etapas, seguir este guia abrangente deve tornar o progresso bastante fácil. Sempre lembre-se de fazer os backups necessários para evitar perda de dados e certifique-se de entender cada etapa completamente, especialmente ao lidar com partições de disco e ajustes do sistema de arquivos, pois esses são os principais pontos onde erros são mais comuns. Com o devido cuidado e cautela, redimensionar um disco virtual pode ser um processo seguro e altamente benéfico.

Caso você enfrente problemas ou precise de instruções mais específicas com base no seu sistema operacional ou configuração de disco particular, consulte a documentação oficial do VirtualBox ou o fórum da comunidade para obter ajuda mais personalizada.

Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode


Comentários